A maioria dos casais concordam comigo, nada desgasta mais um casamento do que os conflitos, eles tem o poder de mudar um ambiente de amor e respeito, compreensão e carinho, para um verdadeiro campo de batalha, a grande verdade, é que muitos casais nem entendem como que o lar e a casa, pode se de uma hora para outra se tornar um ringue desse jeito, isso se dá porque estes antes mesmos de entrarem nesse “ringue” já perderam a maior batalha que existe, o conflito interior, por isso nesse post, vou te mostrar como não entrar em um conflito.
Quando um conflito se inicia, outro está findando muito rapidamente em sua mente, aquele conflito que temos dentro de nós que nos ajuda a tomarmos nossas decisões sejam certas ou erradas, aquele conjunto de perguntas que existem em nós, que respondemos em questão de segundos e que fazem toda a diferença em como iremos agir.
Quem está com a razão? o que na verdade ele (a) está querendo e não está falando com palavras? essas e muitas outras, fazem com que entremos no “conflito com um guarda chuva armado”, isso é, já entramos certos de que o outro está querendo nos sobrepujar a sua vontade, e aquele bom e velho orgulho entra em ação, “Sou independente, Não Preciso de ninguèm me dando ordens, sei fazer as coisas sozinho.
Em meu livro o maior conflito do Século, analiso com bastante profundidade, esse conflito interno que existe em cada um de nós, CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
Isso nos faz duros,insensíveis, e até mesmo obstinados, nos impedindo de raciocinar direito, e muitas vezes atrapalhando a forma como lemos a situação, nos fazendo não perceber, que o outro só está querendo muitas vezes, concertar não nossa personalidade, mas sim a rota que o relacionamento está indo.
Não tem haver com você, porque queremos sempre sermos o centro? achando que tudo é pessoal, e tudo tem haver comigo? na verdade, dentro de um casamento,temos o piloto e o copiloto, e todo conflito, tem haver sobre como o “avião” está indo, se deve desviar alguma tempestade ou enfrentá-la, se deve consertar o curso ou até mesmo de rota, e não sobre a competência dos pilotos, quando entendemos isso, os conflitos passam a ser uma oportunidade de crescimento em nosso lar.
Mas isso acontece, por causa de um efeito natural que existe em cada um de nós, todo ser vivo, “foi programado de fábrica” para sobreviver, e só existe 2 formas de sobreviver:
01 Sendo o mais forte
02 Sendo o mais rápido
E quando paramos para analisar um conjunto de situações, fica claro que é exatamente isso que acontece dentro de nós nos momentos de conflitos, ou tentamos ser o mais forte, inflexível, sempre estão com a razão, sendo sempre a vítima, ou o mais rápido, tentando sempre entender as coisas e palavras antes mesmos que elas aconteçam.
Para que essas ideias façam mais sentido, vou deixar aqui uma dica de leitura complementar, CLIQUE AQUI
É bem comum dizer: “Você não me ama mais! Você está me chamando de mentiroso (a)? Você não quer mais ficar comigo!” E o pior é que muitas vezes essas palavras nunca foram proferidas pelo seu cônjuge, ou seja, só existe dentro de sua mente, você se antecipou sendo mais rápido, e tirando conclusões do momento, sem tentar ao menos entender o que realmente está sendo proposto.
Tente lembrar sempre que os conflitos iniciarem, que não importa o que seja falado nas horas de discussão, os reais sentimentos, são aqueles demonstrados muitas vezes em público, aquelas palavras faladas em cada momento de amor e ternura que tiver tido com o seu cônjuge, não importa o que seja proposto ou mesmo questionar, os reais sentimentos, são aqueles que foram ditos em cima do altar diante de você, de testemunhos e de Deus.
E que as reais intenções, não é mudar quem você é ou o que você faz, mas sim, corrigir o curso da aeronave do relacionamento, então antes de questionar e achar que tem haver com você, tente identificar, porque muitas vezes é apenas uma tempestade que estará sendo desviada, e você nem está percebendo.
Rubens Lessa